DAS COMUNIDADES PRIMITIVAS À ANTIGUIDADE


As narrações históricas tiveram lugar de destaque na Grécia antiga.

 

De acordo com nosso livro (2010, p. 120):

 

"Alexandre da Macedônia, convencido da importância do relato dos fatos para a posteridade, levava consigo historiadores que estavam sempre de prontidão com a finalidade de relatar e difundir seus feitos ao longo da expansão imperial."

 

Dentre os gregos antigos, citados abaixo, assinale a opção que indica o nome daquele que mais se destacou pelas narrações míticas de um passado glorioso:


Sócrates


Tucídides


Heródoto


Platão


Homero

Os cidadãos bem nascidos chegavam a ter quinze escravos pessoais, podiam então dedicar-se ao estudo e pensar sobre o mundo. Sobre isso podemos dizer que:


Os gregos tentaram achar respostas para todas as questões concebíveis sobre a natureza do universo, o problema da verdade e o sentido e finalidade da vida. 


Os gregos questionavam as razões para o que foi convencionado, o que foi aceito. O ápice da filosofia antiga aconteceu em Éfeso, nos séculos VIII e IX a. C


Os primeiros filósofos denominados pré-platônicos apresentavam questões tão diversificadas, que alguns pensadores acham indevido tratá-los em bloco. 


A realização dos gregos foi o desenvolvimento da filosofia numa forma mais simples do que ela tivera anteriormente no Egito.


Apesar da racionalidade não deixaram de crer nos deuses, mitos e questões mágicas, somente procuraram colocar uma ordem para os fenômenos. 

Leia o fragmento a seguir.

 

A civilização grega, em especial a cidade de Atenas, fundava-se em ideais de liberdade, otimismo, secularismo, racionalismo, glorificação tanto do corpo como do espírito e de grande respeito pela dignidade e mérito do indivíduo. A religião era terrena e prática, servindo aos interesses dos homens. A religião era um meio de enobrecimento do homem.

[adaptação] BURNS, Edward McNall. História da Civilização Ocidental. Rio de Janeiro: Globo, 1986. v.1. p.123.

 

O fragmento trata principalmente do seguinte aspecto:


A superioridade dos gregos sobre os romanos. 


O politeísmo na religião grega. 


A influência dos gregos sobre o Ocidente.


O antropocentrismo na cultura grega. 


A hegemonia cultural da Grécia na cultura antiga

No continente africano vivem mais de 800 milhões de habitantes, sendo que desse índice 70% aproximadamente são negros. Segundo os dados do site “vozes da África”: “na África do sul em particular os negros correspondem a 76% da população total, os brancos representam 13% e as restantes etnias são 11%”. Baseando-se em seus estudos e suas pesquisas assinale o país pertencente da América que abriga a segunda maior população afrodescendente do planeta.


Haiti


Cuba


Brasil


México


Estados Unidos

Considere as afirmações sobre o período paleolítico:


I Paleolítico é o primeiro e mais extenso período que conhecemos da história da humanidade, nele surgem os primeiros hominídeos antepassados do homem moderno;


II Com o desenvolvimento da mente e a acumulação de experiências e conhecimentos, os homens primitivos foram aperfeiçoando seus instrumentos, utensílios domésticos e armas, suas técnicas e meios de subsistência;


III Os homens do paleolítico viviam de uma maneira muito primitiva, em grupos nômades, ou seja, se deslocavam constantemente de região para região em busca de alimentos. Habitavam em cavernas, copas de árvores, saliências rochosas, ou tendas feitas de galhos e cobertas de folhas ou de pele de animais;


IV Os instrumentos ou ferramentas do paleolítico eram de pedra, madeira ou osso. A técnica usada para fabricar seus instrumentos era de bater na pedra de maneira a lhe
dar a forma adequada para cortar, raspar ou furar.


Em relação às proposições acima podemos afirmar que estão corretas as assertivas contidas em:


I, II, III e IV


II, III e IV apenas


II e IV apenas


I e II apenas


I apenas

Páginas: 123456